segunda-feira, 22 de abril de 2013

Experiência 11 (3.º ano)


11.ª Experiência: “Refração”

 

- O que acontece à luz quando atravessa um meio diferente do ar?

O grupo do 3.º ano, do Centro Escolar Domingos de Abreu, realizou hoje a 11.º experiência para verificar,"o que acontece à luz quando atravessa um meio diferente do ar".

Preparou-se o material: Um copo de vidro e uma palhinha. Colocou-se inicialmente a palhinha dentro do copo vazio e observou-se, depois colocou-se água no copo e observou-se de novo a palhinha. Verificou-se que a sua posição no copo não era a mesma. Quando a luz passa de um meio para o outro, neste caso do ar para a água, muda de direção, porque se propaga a uma velocidade diferente. A esta mudança de direção da luz chamamos REFRAÇÃO.

- Já viste o arco íris? Como se forma o arco íris?

 

O mesmo grupo de trabalho, no mesmo dia, realizou outra experiência para descobrir, “como se forma o arco íris.” Colocou-se um espelho dentro de um recipiente com água, encostado a um dos lados. De seguida, apontou-se uma lanterna acesa, para a parte submersa do espelho e colocou-se uma folha de papel, branca á frente da luz refletida pelo espelho. Observamos, se bem que pouco nítido, as cores do arco íris, isto quer dizer que, o espelho fragmenta a luz branca e conseguimos ver as cores do arco íris. 

 
CE Domingos de Abreu, 19 de abril de 2013
 
Turmas do 3.º (A,B,C)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário